
Ervilhas com ovos
Uma receita de Manuel António Colaço Cavaco Palma (Palminha) da Corte Gafo
Ingredientes
1 Cebola picada, 4 Dentes de alho esmagados, Ervilhas, Ovos, Linguiça, Entrecosto ou papada de porco, Toucinho, Azeite, Coentros, 1 Folha verde de alho, Sal
Modo de confeção
Faz-se um refogado, mal passado, com a cebola e os dentes de alho. À parte, frita-se a linguiça cortada em finas rodelas para ficar estaladiça assim como a carne. Cozem-se as ervilhas com a folha de alho e um pouco de coentros. Juntam-se as ervilhas ao refogado e deixa-se passar um pouco. Finalmente, abrem-se os ovos e deitam-se sobre as ervilhas, numa “covinha”, onde ficam a escalfar.
Se preferir pode substituir os ovos escalfados por ovos mexidos. Neste caso batem-se os ovos numa tigela e juntam-se ao preparado das ervilhas com o refogado. Mexe-se de vez em quando até estar pronto. Serve-se com as carnes fritas à parte.
Sobre a ervilha
A ervilha é da família dos feijões, lentilha, grão-de-bico e soja. Também é rica em carboidratos, proteínas e fibras, que são ótimos para dar energia, manter a massa muscular e ainda colaborar para o funcionamento do intestino. Dentre os nutrientes, destacam-se as vitaminas A, do complexo B e C, além dos minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro, cobre e enxofre.