Sopa de Urtigas
Uma receita do Pólo da Mina de S. Domingos da Universidade Sénior
Ingredientes
Batata, cenoura, alho francês, cebola, alhos, curgetes, coentros, abóbora, urtigas
Modo de confeção
Limpam-se e preparam-se as folhas de urtigas escaldando-as previamente. Preparam-se todos os legumes cortando aos bocados, põe-se tudo a cozer cobrindo com água. Junta-se um fio de azeite e uma pitada de sal. Quando estes ingredientes estiverem quase cozidos juntam-se as urtigas.
Sobre as urtigas
A Urtiga (Urtica Dioica) é uma planta perene com folhas pendentes dentadas, que floresce entre junho e setembro e atinge mais de um metro de altura. Reproduzem-se pelas muitas sementes que produzem e pelos rizomas que estendem rente ao solo. Graças às suas raízes com vastas reservas de alimentos, a sua eliminação pode ser bastante difícil.
A urtiga tem pelos finos sobre as folhas e caules que contêm produtos químicos irritantes, que são liberados quando a planta entra em contato com a pele. Podemos ter uma sensação desagradável quando tocamos nas urtigas, mas elas também nos sabem compensar deste malefício de muitas e variadas formas.
As urtigas são um alimento útil, numa época do ano, em que não existe muita variedade nas hortas tradicionais e são nutritivas, para os humanos, para os animais e para o solo. Com as urtigas que estão tenras e verdinhas no final do outono e início do inverno, podemos fazer uma bela sopa, um arroz de urtigas, um esparregado e até um belo molho para acompanhar carne, peixe e batatas cozidas.